Restauro da Natureza
Nos últimos 100 anos a pressão da actividade humana sobre a Natureza não tem parado de aumentar. Ao longo de décadas assistimos à destruição sistemática de habitats e ao desaparecimento e substituição de espécies endémicas por espécies invasoras com maior rentabilidade económica.
Testemunhámos uma redução gradual da biodiversidade, tanto terrestre como marinha, colocando em risco a já frágil relação de equilíbrio entre ecossistemas. Apesar do trabalho da Bandeira Azul na sensibilização da opinião pública para a urgência da mudança de comportamentos, continuamos a deparar-nos com a resistência de uma sociedade que insiste em não reconhecer limites para o consumo e para o desperdício.
Existe, coletivamente, consciência que a Natureza se encontra em mau “estado de conservação”. Em 2025, vamos dar as ferramentas e a oportunidade para participarmos ativamente no seu “restauro”.
Quais são essas ferramentas? As que a própria Natureza nos ensinou. A experiência diz-nos que é possível reverter processos de perda de biodiversidade através da proteção de habitats, da preservação de zonas húmidas ou da introdução de espécies endémicas, incluindo predadores, que ajudam a equilibrar o ecossistema. Da mesma forma que o desaparecimento de uma espécie produz um efeito negativo em cadeia, a eliminação de barreiras artificiais e a criação de corredores verdes têm a capacidade de afetar positivamente o desenvolvimento e resiliência das áreas naturais.
Natureza gera Natureza.
Uma intervenção humana, cuidadosamente estudada, pode criar condições para o regresso da vida silvestre em áreas com pouca diversidade. Cada habitat que recriamos é um convite para a Natureza se instalar. Um charco, um ribeiro ou um bosque, mesmo que tenham sido objecto de intervenção, têm potencial para receber e albergar uma explosão de vida.
Traz a Natureza de Volta!
Com esta palavra de ordem, a programa Bandeira Azul 2025 lança um desafio aos promotores, aos biólogos, aos entusiastas, aos ativistas e até aos criadores de conteúdo para que participem em projectos de recuperação de área natural. Desde 2020, o ano em fomos surpreendidos pela forma como Natureza reagiu ao nosso confinamento, ficou provado que ela está a um passo de voltar. O movimento rewild tornou-se um fenómeno nas plataformas digitais, permitindo-nos acompanhar diversos projectos de reabilitação em tempo real.
Existe um certo otimismo que é possível trazer a Natureza de volta. Só temos de fazer nossa parte, a Natureza faz o resto!