Papeleiras inteligentes na marginal de Sesimbra
A marginal de Sesimbra conta com várias papeleiras inteligentes. O equipamento dispõe de um compactador interno alimentado por um painel solar, que lhe confere uma capacidade de armazenamento até 120 litros de resíduos, muito superior às papeleiras que existiam até agora. Quando atinge a sua carga máxima é emitido um alerta, o que permite que os serviços efetuem a recolha, o que evita deslocações desnecessárias e ajuda a economizar recursos. Outra vantagem em relação às papeleiras convencionais é o pequeno depósito para retenção de líquidos, que evita que estes escorram para o chão. As papeleiras inteligentes servem, sobretudo, para colocação de resíduos de pequena dimensão. Uma melhoria no avanço ao nível da limpeza e higiene urbana numa zona muito procurada para caminhadas e passeios à beira-mar.
A implementação deste conceito vai ao encontro do que já acontece nas chamadas “SMART CITIES”, nas quais nos espaços públicos, é aplicada uma estratégia incontornável para superar os desafios globais da gestão de recursos.
Por outro lado, a implementação deste sistema, principalmente durante a época alta, em que a população em Sesimbra aumenta, devido ao fluxo turístico, vem reforçar a limpeza urbana, de um modo eficiente.
Desta forma tanto a população como quem nos visita, podem utilizar este sistema, que alia energia, materiais, serviços e recursos de forma sustentável rumo à eficiência das redes e serviços tradicionais, melhorando a qualidade de vida.