A plataforma de candidaturas Bandeira Azul 2024 está aberta até 15 de Janeiro de 2024.
Praias, Marinas, Portos de Recreio e Embarcações Ecoturísticas que cumprem os critérios obrigatórios do Programa Bandeira Azul podem candidatar-se a receber o galardão em 2024, através da submissão do formulários disponível na plataforma.
Os critérios Bandeira Azul – 34 para as praias (fluviais e costeiras), 38 para marinas e portos de recreio e 51 para embarcações de turismo de Natureza – dividem-se em diferentes áreas, nomeadamente: Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental e Equipamentos, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social, Envolvimento Comunitário e Atividade Responsável Perante a Vida Selvagem. Os guias que explicam a forma de implementação dos critérios, assim como todas outras informações relevantes estão disponíveis nos Documentos de Apoio.
Até 15 de janeiro de 2024, os promotores de candidaturas Bandeira Azul devem, ainda, apresentar o plano de atividades de educação ambiental que vão desenvolver ao longo do ano, uma vez que se trata de um dos critérios imperativos deste programa.
Em 2024, o tema Bandeira Azul é “O Mar Precisa de Líderes – A Praia é a Tua Causa”.
Líderes são aqueles que, através das suas ideias e ações, fazem a diferença todos os dias: são os moradores que organizam, por sua iniciativa, a limpeza das margens de um rio; o artista que dá forma às suas obras com plástico que deu à costa; o professor de uma aldeia que promove a educação ambiental. Estas pessoas são exemplos e este ano queremos usá-las como modelos e mostrar que, com ações locais, é possível ser um Líder pelo Ambiente com impacto global.