
A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação anunciou hoje, no Aquário Vasco da Gama, 444 Bandeiras Azuis atribuídas pelo Júri Internacional em 2025, das quais 404 em Praias, 18 em Marinas e 22 em Embarcações Ecoturísticas.
As 404 praias estão distribuídas por 105 Promotores, com destaque para os Municípios Cuba e Alcanena, que candidataram as suas praias pela primeira vez e para Sintra, que volta a hastear a Bandeira Azul nas suas zonas balneares. Em 2025, pela primeira vez, estão galardoadas mais de 400 praias, o que corresponde a 60% das zonas balneares designadas do país. Com o regresso de Sintra ao Programa Bandeira Azul todos os municípios costeiros de Portugal Continental têm praias Bandeira Azul.
Entre os 51 países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul, a ABAAE ocupa a sexta posição considerando o número total de locais galardoados.
Além das praias, marinas e embarcações este ano são reconhecidos 23 Centros Azuis, distribuídos por todas as regiões. Um Centro Azul é uma estrutura, na praia ou na proximidade, onde se prestam informações e se realizam atividades de Educação Ambiental especificamente sobre a Bandeira Azul.
A “Janela para o Oceano”, no Aquário Vasco da Gama, volta a ser o local escolhido para realizar esta cerimónia considerando o trabalho desenvolvido na proteção do Oceano e da sua Biodiversidade, através da coleção composta por espécies animais e vegetais pertencentes aos mais variados grupos zoológicos e botânicos, provenientes de ecossistemas de água doce, salgada e salobra, de ambos os Hemisférios.
A Cerimónia Oficial de Hastear de Primeira Bandeira Azul em Praia Costeira vai decorrer na Praia, em Santa Cruz da Graciosa, no dia 3 de junho; o primeiro Hastear de Bandeira Azul em Praia Fluvial realiza-se na Praia Fluvial da Quinta do Barco, em Sever do Vouga, no dia 15 de junho e a Primeira Marina a Hastear a Bandeira Azul em 2025 é a Marina de Vilamoura, em Loulé, dia 20 de junho.
A ABAAE comunica, ainda, os projetos a desenvolver em 2025, nomeadamente:
- Praia Mais Limpa com”, destinado a empresas, associações ou escolas que coloquem entre as suas prioridades o ambiente ou a sustentabilidade e que reconheçam a importância de proporcionar aos seus colaboradores a possibilidade de participar em experiências de educação e desenvolvimento social e pessoal;
- Dia Internacional de Limpeza Costeira.
No que diz respeito às parcerias, a ABAAE e o Programa Bandeira Azul destacam:
- Folheto Bandeira Azul, os locais galardoados com Bandeira Azul, com apoio do Oceanário de Lisboa.
- Programa Nacional de Vigilância Bandeira Azul, desenvolvido no âmbito do “Programa Praia Saudável”, apoiado pela Fundação Vodafone Portugal;
- TransforMar, 8ª edição, em parceria com o Lidl Portugal;
- Hyundai Blue Power – Juntos por um Futuro Mais Azul, mobilidade sustentável, com a Hyundai Portugal;
- Amar a Praia, concurso de Boas Práticas para Promotores e Concessionários de Praia, apoiado pela P&G;
- Praias Memoráveis, em parceria com a BwMédia;
- DaFab4you, para transformação dos plásticos recolhidos nas praias em mobiliário urbano;
- Ambiconcept.