Cerimónia Nacional de Hastear de Bandeira Azul 2018

A 1ª Bandeira Azul da época balnear de 2018 foi hasteada hoje na praia da Torreira, Município da Murtosa. A cerimónia foi presidida pelo Senhor Ministro do Ambiente, Eng. João Pedro Matos Fernandes. O Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Manuel dos Santos Baptista recebeu ainda o Presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, Dr. José Archer, o Vice- Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Eng. José Carlos Pimenta Machado, o Capitão do Porto de Aveiro, Comandante Carlos Isabel e demais entidades oficiais.

O Júri Nacional Bandeira Azul escolheu a Praia da Torreira para receber a Cerimónia oficial do 1.º Hastear da Bandeira Azul 2018 em resultado dos 30 anos de trabalho em prol da educação para o desenvolvimento sustentável, através de respostas prontas e empenhadas face aos constantes desafios, exigências e especificidades dos critérios de atribuição deste galardão internacional.

A esta cerimónia juntaram-se os alunos da EBI da Torreira, no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Criança e sobretudo devido à necessidade, realçada por todas as entidades presentes, de alertar e sensibilizar a comunidade para a urgência da mudança de comportamentos, dada a importância do litoral.

Bandeira Azul é atribuída anualmente a Praias, Marinas e Embarcações de Ecoturismo que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. Este galardão símbolo de referência da qualidade ambiental, que todos reconhecem e valorizam, é o resultado de candidaturas voluntárias de cumprimento dos critérios para Zonas Balneares, Portos de Recreio e Marinas e Embarcações de Ecoturismo. Este ano, o galardão foi atribuído a 332 Praias e 18 Marinas e 7 Embarcações de Ecoturismo.

Em 2018, as Atividades de Educação e Sensibilização Ambiental desenvolvidas nas Praias galardoadas vão trabalhar o “O Mar que Respiramos”, com o objetivo de despertar consciências para a influência que os oceanos exercem em todos os aspetos da vida no planeta; de mostrar de que forma afetam e são afetados pelas alterações climáticas e o que isso significa a longo prazo e de demonstrar a ligação existente entre ecossistemas terrestres e marinhos e como a vida no mar está tão dependente de pequenos gestos em nossas casas.

A Associação Bandeira Azul da Europa aproveita a ocasião para divulgar o concurso de fotografia Os Suspeitos mais Insólitos, bem como a continuação dos projetos PRAIA SAUDÁVEL e PROGRAMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA apoiados pela FUNDAÇÃO VODAFONE PORTUGAL e a parceria com o OCEANÁRIO DE LISBOA com o desenvolvimento de conteúdos de educação ambiental no folheto de divulgação oficial.

As próximas cerimónias oficiais de hastear das primeiras Bandeiras Azuis de 2018 são  na Praia Fluvial de Monsaraz, Município de Reguengos de Monsaraz, no dia 06 de junho e na Marina de Gaia, Município de Vila Nova de Gaia, no dia 19 de Junho.