Praia Formosa recebe Totem-OneUP

O Totem-OneUP foi instalado na Praia Formosa, em Torres Vedras, Município vencedor da primeira edição do concurso “OneUP”, promovido pelo Programa Bandeira Azul, com o apoio da Tecniquitel.

Na cerimónia de entrega deste prémio, a Presidente do Município de Torres Vedras, Laura Rodrigues, destacou, além do empenho do Município em relação à segurança dos banhistas, a mais valia que estes equipamentos inovadores representam para os utilizadores das praias, sobretudo nos períodos em que não está garantida a presença de Nadadores Salvadores.

Além da CM de Torres Vedras, da Tecniquitel e da ABAAE, estiveram na Praia da Formosa representantes da Capitania do Porto de Peniche, do ISN e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, entidades que integram o júri do concurso.

A parceria entre a ABAAE e a Tecniquitel resulta do compromisso que ambas as entidades assumiram perante a segurança e a aposta no desenvolvimento de equipamentos inovadores, que possam ajudar na prevenção de ocorrências em planos de água.

O Sistema OneUP Totem SOS é uma coluna, auto-suficiente que dispõe de comunicações telefónicas para dois números pré-programados para os serviços de emergência, 24H sob 24H garantindo desta forma a existência de comunicações a qualquer hora para pedido de ajuda, recarregável através de painel fotovoltaico, que lhe confere autonomia ilimitada, no seu interior estão acomodadas três boias salva-vidas OneUP, que podem ser arremessadas para próximo da vítima, para sua estabilização.

O propósito dos dispositivos salva-vidas da OneUP é criar um novo conceito de socorro e resgate, tornando-se essenciais em todas as atividades aquáticas, de forma a mitigar o risco de afogamento, é fácil de utilizar por civis ou profissionais.

Desta forma evita-se que a pessoa que presta auxílio, entre na água, fator determinante, assumindo que os riscos neste tipo de resgate, vítimas em contingência de afogamento, são elevados. A estabilização de uma vítima em risco de afogamento é fundamental, para se ganhar tempo até à chegada dos meios de socorro diferenciados, que garantem o resgate da água em condições de segurança.