O Seminário Nacional Bandeira Azul 2024 realizou-se a 7, 8 e 9 de Novembro, em Mértola e contou com mais de 100 participantes das várias instituições relacionadas com a gestão das zonas balneares, nomeadamente Municípios com praias Bandeira Azul, instituições que integram o Júri Nacional – Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto de Socorros a Náufragos, Instituto Nacional para a Reabilitação – e, ainda, algumas entidades de Espanha como: Asociación de Educación Ambiental y del Consumidor e Município de Huelva.
Durante estes 3 dias, as mesas redondas abordaram questões relacionadas com a gestão da qualidade da água e do ordenamento das praias, com a educação ambiental e com a Lei do Restauro da Natureza – tema do Programa Bandeira Azul 2025.
No Seminário os Municípios Bandeira Azul foram reconhecidos com os Certificados Internacionais (atribuídos a Praias com 5, 10, 15, 20, 25, 30 e 35 anos consecutivos com Bandeira Azul) e foi revelado o Município + Azul de cada região (o Município com melhor pontuação na avaliação das atividades de educação ambiental, critério imperativo do programa).
No que diz respeito às parcerias Bandeira Azul, destacaram-se o LIDL, com a apresentação dos resultados da 7ª edição do TransforMar; a P&G com a divulgação dos 3 vencedores do concurso Amar a Praia (Associação Lourambi, Águas de Gaia e Município de Cantanhede) e Fundação Vodafone Portugal, através do Programa Praia Saudável, com reconhecimento dos Municípios que apoiaram o Programa Nacional de Vigilância Bandeira Azul 2024.
A Tecniquitel e a da Fabrica4you também estiveram presentes com espaço de exposição, juntamente com o Município de Mértola e da Exposição dos Líderes Azuis do Município das Caldas da Rainha.
Do programa do Seminário fizeram ainda parte uma visita à Praia Fluvial da Albufeira da Tapada Grande e ao complexo Mineiro, assim como ao Monte do Guizo e à Horta da Malhadinha, com apresentação da Terra Sintrópica e do Projeto Regenerativo em Curso.