A partir de itens de lixo recolhidos das praias do Algarve em limpezas de praia realizadas anteriormente pela Associação SOMAR (depois de separados e higienizados), os participantes montam um animal marinho, como se fosse um puzzle, em cima de um material que servirá de “tela branca”.
O Município de Mafra, apresenta um cidadão que pela sua praia é um exemplo perfeito de “Liderança Azul”.
Desde há vários anos, o Miguel “Jagoz”1, como também é conhecido, procura fazer o seu plogging diário e motivar outras pessoas a imitá-lo.
Para ele, amar a praia é manter todos os habitats marinhos despoluídos!
Procurando encontrar soluções que mitiguem os impactes das beatas no areal e nos ecossistemas circundantes, Albufeira instalou nas suas praias dispensadores de cinzeiros que podem utilizar durante a sua estadia na praia e que, após a sua utilização pode devolver no mesmo local para que voltem a estar disponíveis para outros utilizadores.
Todos os dias de praia limpámos os resíduos e fazemos a observação por categorias. Recolhemos biomassa e colocamos na duna, assim como retiramos os resíduos da duna, é também registamos a biodiversidade em plataformas de ciência cidadã.
Este projeto consistiu na capacitação de jovens do Concelho de Cantanhede, com o objetivo de os empoderar enquanto lideres na defesa ambiental da Praia da Tocha.
As atividades foram idealizadas para promover uma participação ativa da população na defesa ambiental da Praia da Tocha.
Esta época balnear, criamos uma atividade de educação ambiental onde convidamos entidades parceiras a participar numa sessão de sensibilização na Praia Formosa, seguida de uma limpeza da praia. A atividade foi inicialmente idealizada com enfoque no sargaço, que vinha aparecendo com frequência nas nossas praias, mas felizmente os arrojamentos ocorreram em menor número do que o esperado.
Com o mote “Vamos reciclar à beira-mar”, a campanha pretendeu incentivar comportamentos responsáveis e sustentáveis durante a época balnear. O projeto piloto Ecopraias contou com diversas ações de sensibilização, focadas na educação ambiental e na correta deposição de resíduos.
Através da parceria com um produtor local, com uma área de vinha de aproximadamente 5600ha, onde são aplicadas técnicas da agricultura regenerativa, o Municipio de Torres Vedras está a promover a economia circular na utilização do limo removido das suas praias, para utilização deste como fertilizante natural numa prática (produção de vinho) com grande relevância socioeconómica e cultural em Torres Vedras.
Posto de observação de fauna marítima e logbook digital para os cidadãos e palestras interativas na praia.
Realização de atividades de divulgação científica e o desenvolvimento de um projeto de ciência cidadã, através do estabelecimento dum posto de observação costeira na praia do Carvalhal
Sensibilização dos veraneantes e utilizadores dos bares e restaurantes situados nas praias da Foz do Arelho para o problema do arrastamento de resíduos leves pelo vento, com o lançamento da campanha “O que é da esplanada não voa para a praia”, tornada visível pela colocação de vários materiais de comunicação nas esplanadas dos estabelecimentos aderentes.
Comentários recentes