Monthly Archives

Novembro 2024

Ricardo Ceia

By | Nota Biográfica Seminário
 

Ricardo Ceia

Investigador post-doc com doutoramento em Biociências. Desenvolve investigação na área da biodiversidade de ecossistemas florestais no CIBIO-InBIO e também na Estação Biológica de Mértola.
Ao longo da sua carreira como ecólogo, trabalhou na interface da investigação ecológica e das práticas de conservação em distintas unidades de I&D (MARE – Centro de Ciências Marinhas e Ambientais, CFE – Centro de Ecologia Funcional, CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos) e ONG ambientais (SPEA – BirdLife Portugal, RIAS – Centro de Investigação e Reabilitação de Animais Selvagens).

Maria Amélia Martins-Loução

By | Nota Biográfica Seminário
 

Maria Amélia Martins-Loução

Professora Catedrática Aposentada de Ciências, Universidade de Lisboa, investigadora sénior no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Globais (cE3c), presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO) e da Associação de Antigos Alunos da Universidade de Lisboa (Alumni ULisboa). Doutora em Biologia (1985) e agregada em Ecologia (1985), realizou mestrado em Comunicação de Ciência. (2014). Foi Vice-Reitora da Universidade de Lisboa (2006-2011), Diretora do Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural, (2002 a 2009), Presidente da Direcção do Museu Nacional de História Natural (2004-2006) e Presidente do Departamento de Biologia Vegetal de Ciências (1999-2002). É Académica Correspondente da Real Academia Nacional de Farmácia (Espanha) (2006), foi considerada uma das 100 Mulheres Cientistas Ciência Viva (2016) e recebeu o Prémio IberoAmericano de Botânica, Prémio Cortes de Cadiz (2010) e o Grande Prémio Ciência Viva 2021.

Jorge Neves

By | Nota Biográfica Seminário
 

Jorge Neves

Licenciado em Línguas e Literaturas Românicas pela Universidade Nova de Lisboa.

Diploma de Especialização em Gestão de Conteúdos.

Exerceu funções como Professor-Coordenador de Língua e Cultura Portuguesa, na República Democrática de Timor-Leste.

Exerceu funções de assessoria técnica no Secretariado Executivo do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável – CNADS.

Atualmente exerce funções de Técnico Superior na Agência Portuguesa do Ambiente, no Departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental, Divisão de Cidadania Ambiental, colaborando em vários programas/eixos de ação, através da realização de projetos de Educação Ambiental com vista à consolidação e estimulo das competências, valores e atitudes da população no sentido de se projetar uma sociedade mais ativa, inovadora e ambientalmente culta.

Integrou a Equipa Técnica da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para a elaboração da “Estratégia Nacional de Educação Ambiental”.

Responsável pela validação, monitorização e divulgação das atividades de EA dos Equipamentos de Educação Ambiental registados na plataforma da APA.

Desenvolve trabalho nas áreas da educação e cidadania ambiental, tendo ultimamente, participado na organização de diversas ações de formação temáticas, instituindo-se parcerias entre diferentes organismos públicos e privados, nomeadamente entre escolas, administração central, regional e local, organizações não-governamentais e outras entidades de âmbito local e regional.

Representante da APA como júri Nacional em projetos nacionais e europeus ligados à educação ambiental para a sustentabilidade, nomeadamente, o Programa Bandeira Azul da Europa, Programa Eco Escolas, Programa ECOXXI, entre outros.

Publicação de vários artigos e comunicações sobre a temática da educação ambiental e as suas vertentes didático-pedagógicas.

Francisco Moreira

By | Nota Biográfica Seminário
 

 

Francisco Moreira

Investigador do CIBIO-BIOPOLIS (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), Universidade do Porto. Coordenador do grupo de investigação “Biodiversidade em Ecossistemas Agrícolas e Florestais”. Interesses de investigação incluem as relações entre gestão agrícola, florestal e biodiversidade; ecologia do fogo; restauro ecológico, e os impactos sobre a biodiversidade de infraestruturas antropogénicas ligadas ao setor da energia (linhas elétricas, parques solares, etc.).

Carlos Pereira da Silva

By | Nota Biográfica Seminário
 

Carlos Pereira da Silva

Carlos Pereira da Silva, Professor Associado, na Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Investigador no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais.

 A sua matriz de investigação e ensino tem-se centrado na Gestão e Ordenamento da Zona Costeira, nomeadamente o estudo da aplicação do conceito de capacidade de carga a Praias e Áreas Protegidas.

A nível aplicado, participou no desenvolvimento de 6 planos de Ordenamento Costeiro em Portugal, com destaque para a elaboração de planos de praias.

Desde 2012 que é Vice-presidente da Coastal Education Research Foundation