Monthly Archives

Novembro 2024

João Manuel Maurício

By | Nota Biográfica Seminário
 

João Manuel Maurício

Eng.º João Manuel Galhardo Maurício, nascido a 1 de fevereiro de 1980, é Vogal Executivo do Conselho de Administração da AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A. desde março de 2021. Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e Membro Sénior do colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros. Conta com uma vasta experiência na gestão de projetos de engenharia, integrando os quadros da AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A. em 2010, onde contribui ativamente para a implementação de vários investimentos de abastecimento de água e saneamento de águas residuais na região do Alentejo.

Ana Silva

By | Nota Biográfica Seminário
 

Ana Silva

Ana Margarida Silva. Licenciatura em Biologia com especialização em biologia celular e biotecnologia. Atualmente a tirar mestrado em biologia humana e ambiente na faculdade de ciências de Lisboa. Neste momento a realizar a tese na qualidade microbiológica de areias de zonas balneares de Portugal com base no novo critério das areias da Bandeira Azul de 2024.

Pilar Sanchez Venegas

By | Nota Biográfica Seminário
 

Pilar Sanchez Venegas

La gestión turística y cultural desde la Administración Pública
han sido los pilares de mi trayectoria. La creación de estrategias de marketing y posicionamiento del destino, planes de desarrollo transversales y la gestión de equipos me impulsan día a día y aumentan mi creatividad.

Jefa de Servicio Turismo Ayuntamiento de Moguer, desde 2006

Datos académicos:

Universidad de Barcelona:
TEAT.- Técnico en Empresas y Actividades Turísticas

Cursos Especializados:
Animación Sociocultural;
Formación en Calidad turística y medioambiental;
Formación Ley de contratación Pública;
Comunicación y Atención a personas con discapacidad;
Sistemas de Gestión de calidad;
Normativa Turística. Fondos y programas europeos;

Virginia Yuste Abad

By | Nota Biográfica Seminário
 

Virginia Yuste Abad

Licenciada en Ciencias ambientales (UAM). 1997-2001

Trabajo Fin de Grado “efectos de las poblaciones animales sobre la producción de frutos y afección a la economía (UAM- Universidad complutense). 2001

Máster universitario de formación para el profesorado (Universidad Complutense). 2002.

Master en Prevención de Riesgos Laborales (IMF).2003

Curso de protocolo y organización de eventos. 2022

Directora del Programa Bandera Azul y Operadora Nacional durante 20 años-actualidad.

Vicepresidenta de ADEAC (asociación de educación ambiental y del consumidor) durante 15 años hasta marzo 2024.

Directora de Relaciones institucionales de ADEAC (Asociación de Educacion Ambiental y del consumidor). Marzo 2024-actualidad.

Publicaciones.

Efectos del aclareo de frutos sobre las características de frutos y semillas en Cistus ladanfer. J.A. delgado, E. Obis, V. Yuste. Ecología vegetal 2010. Springer

Estrategias para la gestión de playas durante la COVID-19. F Merino, MA.Prats, V Yuste. Temas actuales en turismo 2022. Taylor y Francis.

Ponente en congresos nacionales e internacionales.

André Matoso

By | Nota Biográfica Seminário
 

André Matoso

Licenciado em Geologia, pela faculdade de Ciências de Lisboa, com 37 anos de experiência profissional nas áreas de Planeamento, Gestão e Monitorização de Recursos Hídricos; Avaliação de Impactes Ambientais; Geologia Ambiental; Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Desempenha, desde maio de 1987, funções técnicas e de dirigente na Administração Pública Portuguesa, na área do Ambiente.

Desempenha atualmente as funções de Diretor da Administração da Região Hidrográfica do Alentejo (departamento regional da Agência Portuguesa do Ambiente), desde abril de 2013.

Membro da Delegação Portuguesa à Comissão Luso-espanhola para a Proteção e Aproveitamento Sustentável das Bacias Hidrográficas Luso-Espanholas.

Membro do Conselho Nacional da Água e Presidente do Conselho da Região Hidrográfica do Alentejo.

Ana Patrícia Rodrigues

By | Nota Biográfica Seminário
 

Ana Patrícia Rodrigues

Bióloga com mestrado em Ecologia e Gestão Ambiental. Colaborou com entidades públicas no contexto de implementação do Green City Accord. É Ecosystem Manager na NBI, colabora em projetos na área do desenvolvimento territorial e na valorização do capital natural do território.

Ricardo Ceia

By | Nota Biográfica Seminário
 

Ricardo Ceia

Investigador post-doc com doutoramento em Biociências. Desenvolve investigação na área da biodiversidade de ecossistemas florestais no CIBIO-InBIO e também na Estação Biológica de Mértola.
Ao longo da sua carreira como ecólogo, trabalhou na interface da investigação ecológica e das práticas de conservação em distintas unidades de I&D (MARE – Centro de Ciências Marinhas e Ambientais, CFE – Centro de Ecologia Funcional, CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos) e ONG ambientais (SPEA – BirdLife Portugal, RIAS – Centro de Investigação e Reabilitação de Animais Selvagens).

Maria Amélia Martins-Loução

By | Nota Biográfica Seminário
 

Maria Amélia Martins-Loução

Professora Catedrática Aposentada de Ciências, Universidade de Lisboa, investigadora sénior no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Globais (cE3c), presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO) e da Associação de Antigos Alunos da Universidade de Lisboa (Alumni ULisboa). Doutora em Biologia (1985) e agregada em Ecologia (1985), realizou mestrado em Comunicação de Ciência. (2014). Foi Vice-Reitora da Universidade de Lisboa (2006-2011), Diretora do Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural, (2002 a 2009), Presidente da Direcção do Museu Nacional de História Natural (2004-2006) e Presidente do Departamento de Biologia Vegetal de Ciências (1999-2002). É Académica Correspondente da Real Academia Nacional de Farmácia (Espanha) (2006), foi considerada uma das 100 Mulheres Cientistas Ciência Viva (2016) e recebeu o Prémio IberoAmericano de Botânica, Prémio Cortes de Cadiz (2010) e o Grande Prémio Ciência Viva 2021.

Jorge Neves

By | Nota Biográfica Seminário
 

Jorge Neves

Licenciado em Línguas e Literaturas Românicas pela Universidade Nova de Lisboa.

Diploma de Especialização em Gestão de Conteúdos.

Exerceu funções como Professor-Coordenador de Língua e Cultura Portuguesa, na República Democrática de Timor-Leste.

Exerceu funções de assessoria técnica no Secretariado Executivo do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável – CNADS.

Atualmente exerce funções de Técnico Superior na Agência Portuguesa do Ambiente, no Departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental, Divisão de Cidadania Ambiental, colaborando em vários programas/eixos de ação, através da realização de projetos de Educação Ambiental com vista à consolidação e estimulo das competências, valores e atitudes da população no sentido de se projetar uma sociedade mais ativa, inovadora e ambientalmente culta.

Integrou a Equipa Técnica da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para a elaboração da “Estratégia Nacional de Educação Ambiental”.

Responsável pela validação, monitorização e divulgação das atividades de EA dos Equipamentos de Educação Ambiental registados na plataforma da APA.

Desenvolve trabalho nas áreas da educação e cidadania ambiental, tendo ultimamente, participado na organização de diversas ações de formação temáticas, instituindo-se parcerias entre diferentes organismos públicos e privados, nomeadamente entre escolas, administração central, regional e local, organizações não-governamentais e outras entidades de âmbito local e regional.

Representante da APA como júri Nacional em projetos nacionais e europeus ligados à educação ambiental para a sustentabilidade, nomeadamente, o Programa Bandeira Azul da Europa, Programa Eco Escolas, Programa ECOXXI, entre outros.

Publicação de vários artigos e comunicações sobre a temática da educação ambiental e as suas vertentes didático-pedagógicas.

Francisco Moreira

By | Nota Biográfica Seminário
 

 

Francisco Moreira

Investigador do CIBIO-BIOPOLIS (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), Universidade do Porto. Coordenador do grupo de investigação “Biodiversidade em Ecossistemas Agrícolas e Florestais”. Interesses de investigação incluem as relações entre gestão agrícola, florestal e biodiversidade; ecologia do fogo; restauro ecológico, e os impactos sobre a biodiversidade de infraestruturas antropogénicas ligadas ao setor da energia (linhas elétricas, parques solares, etc.).