
Porto, através da Águas do Porto, Leiria, Torres Vedras, Sines e Porto de Recreio de Sines, Lagoa, Vila do Porto e Porto Santo e Vertigem Azul receberam o prémio de “Município + Azul” em 2020.
Póvoa de Varzim, Pombal, Nazaré, Odemira, Lagoa, VRSA, Funchal, Angra do Heroismo, Marina da Praia da Vitória, VMT Madeira foram distinguidos com Menções Honrosas.
O “Município + Azul” é um reconhecimento que resulta do desempenho nas atividades de educação ambiental, realizadas no âmbito do Programa Bandeira Azul. Em 2020, o prémio teve em consideração as dificuldades provocadas pelo Covid-19, que impediu a realização de atividades inicialmente planeadas, nomeadamente aquelas que contavam com a participação do público.
Face às adversidades, destacaram-se os promotores que conseguiram manter o planeado como também aqueles que fizeram adaptações e procuraram forma de chegar a um maior número possível de pessoas.
Este prémio é atribuído ao Município/Marina de cada região que obtém melhor classificação nas Atividades de Educação Ambiental. A avaliação é efetuada pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul.
A pontuação é atribuída de acordo com os seguintes indicadores:
- Classificação/Tipologia das Atividades;
- Conteúdo informativo, formativo e educativo;
- Atividades de EA realizadas, efetivamente na praia e durante a época balnear;
- Presença do Tema Anual nas atividades (em 2020: De Volta ao Mar, com Atitude de Mudar);
- Preocupação com População Sénior/Cidadãos Portadores Deficiência/Mobilidade Reduzida;
- Materiais produzidos (adequação da atividade realizada/público alvo);
- Parcerias desenvolvidas;
- Avaliação e Autoavaliação das atividades (instrumentos utilizados);
- Programas, projetos e Ações de EA enquadrados na Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA);
- Integração/Promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas AEA;
- Adaptação das AEA inicialmente previstas (excecional em 2020, devido ao contexto).
- Bónus pela realização das 4 tipologias (excecional neste ano, devido ao contexto).
A realização de, pelo menos, 6 atividades de educação ambiental é um dos critérios imperativos do Programa Bandeira Azul. Por norma, é obrigatória a realização de atividades de 4 tipologias diferentes: informação e sensibilização ambiental; participação passiva; participação ativa e efeito multiplicador.
No âmbito das candidaturas das AEA em 2021 e do tema do ano, “Recuperação de Ecossistemas”, o Programa Bandeira Azul vai organizar 2 workshops:
- 19/01 – Atividades de Educação Ambiental: dirigido aos promotores de candidatura BA, com apresentações dos Municípios + Azuis;
- 05/02 – Biodiversidade (mais informações em breve).