Candidaturas e Tema do Ano Bandeira Azul 2025

Bandeira Azul Praias, Marinas e Embarcações Ecoturísticas 2025  – Candidaturas de 02/12/2024 até 15/01/2025

Os promotores de candidatura de Praias, Marinas e Portos de Recreio e as Embarcações Ecoturísticas ao Galardão Bandeira Azul 2025 podem iniciar o processo no dia 2 de dezembro de 2024 e a Plataforma fica disponível até ao dia 15 de janeiro de 2025. Após a submissão dos formulários, as candidaturas são avaliadas pelos Coordenadores Regionais e posteriormente pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul.

O Júri Nacional vai reunir-se no dia 31 de janeiro de 2025 e decidir as candidaturas a enviar ao Júri Internacional do Programa Bandeira Azul, que vai encontrar-se no dia 10 de abril de 2025.

Em 2025, os promotores do Programa Bandeira Azul são desafiados a trabalhar o tema “Restauro da Natureza”.

Nos últimos 100 anos a pressão da actividade humana sobre a Natureza não tem parado de aumentar. Ao longo de décadas assistimos à destruição sistemática de habitats e ao desaparecimento e substituição de espécies endémicas por espécies invasoras com maior rentabilidade económica.

Testemunhámos uma redução gradual da biodiversidade, tanto terrestre como marinha, colocando em risco a já frágil relação de equilíbrio entre ecossistemas. Apesar do trabalho da Bandeira Azul na sensibilização da opinião pública para a urgência da mudança de comportamentos, continuamos a deparar-nos com a resistência de uma sociedade que insiste em não reconhecer limites para o consumo e para o desperdício.

Os portugueses têm consciência que a Natureza se encontra em mau “estado de conservação”. Em 2025 vamos dar-lhes as ferramentas e a oportunidade de participarem ativamente no seu “restauro”.

Quais são essas ferramentas? As que a própria Natureza nos ensinou. A experiência diz-nos que é possível reverter processos de perda de biodiversidade através da proteção de habitats, da preservação de zonas húmidas ou da introdução de espécies endémicas, incluindo predadores, que ajudam a equilibrar o ecossistema. Da mesma forma que o desaparecimento de uma espécie produz um efeito negativo em cadeia, a eliminação de barreiras artificiais e a criação de corredores verdes têm a capacidade de afetar positivamente o desenvolvimento e resiliência das áreas naturais.

Documentação de apoio às candidaturas

Restauro da Natureza