Atividades

"Precisamos aprender a cuidar de nós mesmos, do outro e do Ambiente em que vivemos" − Maria Alice Setúbal

Educação Ambiental

A Educação Ambiental para a Sustentabilidade consciencializa os banhistas e público em geral para a proteção do Ambiente; promove a formação em temáticas ambientais do pessoal (funcionários) e dos fornecedores de serviços turísticos; encoraja a participação dos agentes locais na gestão das áreas costeiras, lacustres ou fluviais e promove o uso sustentável da área para o recreio e turismo.

DIVULGAÇÃO

Clique aqui para ver a lista das Actividades de Educação Ambiental para 2015.


Biodiversidade em tons de Azul
Neste breve documento, são fornecidas algumas informações aos responsáveis pela componente de educação ambiental no programa Bandeira Azul, esperando que sejam úteis a todos os que pretendem abordar a temática da biodiversidade. Apresentamos ainda algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas nas zonas costeiras ou fluviais. Note-se que estas sugestões têm por base o continente, visto que, nas Regiões Autónomas existem outras entidades com competência sobre as Áreas Protegidas insulares e que têm materiais sobre a biodiversidade dessas zonas.

Relatórios das Atividades de Educação Ambiental

Todas as Praias/Marinas cuja candidatura seja aceite pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul (mesmo quando a Bandeira Azul não venha a ser hasteada) deverão realizar as atividades de Educação Ambiental a que se propuseram, e apresentar um relatório final documentando a realização das mesmas, o qual deverá dar entrada na plataforma do programa Bandeira Azul até ao dia 15 de Outubro de 2015.

No caso das candidaturas e relatórios concernentes aos Portos de Recreio e Marinas as Atividades de Educação Ambiental poderão ser realizadas durante todo o ano e o relatório entregue no final do ano da respetiva candidatura, Dezembro de 2015.

 

Nota: para submeter o relatório das AEA’s deverá preencher o formulário disponibilizado para o efeito na plataforma online.