Campanha “O que é da esplanada não voa para a praia”
Sensibilização dos veraneantes e utilizadores dos bares e restaurantes situados nas praias da Foz do Arelho para o problema do arrastamento de resíduos leves pelo vento, com o lançamento da campanha “O que é da esplanada não voa para a praia”, tornada visível pela colocação de vários materiais de comunicação nas esplanadas dos estabelecimentos aderentes.
O tema anual do Programa, “O Mar precisa de líderes – a tua praia é a tua causa!”, motivou o Município a dinamizar iniciativas que visassem a defesa da limpeza do areal e a adoção de práticas ambientalmente sustentáveis, a decorrer ao longo de toda a época balnear. Nesse contexto, considerou-se importante sensibilizar os utilizadores das esplanadas para o facto de muitos dos resíduos leves encontrados na praia (sobretudo guardanapos e pacotes de açúcar) serem resultado do arrastamento pelo vento e não de abandono intencional por parte dos veraneantes. Para minimizar esta situação, os bares e restaurantes de praia podem ter um papel muito importante na sensibilização e mobilização dos seus utilizadores para fazer face ao problema do arrastamento de lixo pelo vento, para o areal da praia, servindo de exemplo e inspiração para a preservação do bom estado ecológico dos ecossistemas lagunar e marinho.
Para isso, foram produzidos pelo Município materiais de comunicação para colocação nas esplanadas localizadas na frente de praia assinalando o compromisso dos bares e restaurantes aderentes pela limpeza do areal através da sensibilização dos seus clientes. A imagem gráfica criada especificamente para a campanha, bem como o slogan em português e em inglês, foi impressa em dísticos para os bares e restaurantes aderentes, em autocolantes para colocação nos dispensadores de guardanapos e em placas de “mesa reservada” em madeira.