PROGRAMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA DA BANDEIRA AZUL

O PNVBA é apoiado pela Fundação Vodafone Portugal, como parte do Projeto Praia
Saudável.

Através do Programa Nacional de Vigilância Bandeira Azul, a Coordenação Nacional está
representada nas praias e marinas galardoadas e, dessa forma, procura assegurar que são cumpridos os critérios do Programa Bandeira Azul ao longo da época balnear. No âmbito deste programa, os coordenadores regionais e/ou os jovens vigilantes, acompanhados por uma check list, visitam as praias galardoadas uma vez por semana e reportam qualquer situação que necessite de intervenção. 

O PNVBA é apoiado pela Fundação Vodafone desde 2005, no âmbito do “Projeto Praia Saudável”, que tem como objetivo “contribuir para o aumento da segurança e qualidade do ambiente nas praias, assim como da acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada e da sensibilização de todos os frequentadores das zonas balneares para estas questões”. Nas praias onde o apoio da Fundação Vodafone passa também pela cedência de materiais como motos de salvamento marítimo, macas flutuantes, torres de vigia, passadeiras especiais para acesso em cadeira de rodas ou cadeiras de rodas anfíbias, os coordenadores do PNVBA verificam se estes equipamentos estão na praia e em bom estado de conservação.

 

Login de Coordenadores PNVBA Aqui   Relatórios do Programa

PRINCIPAIS OBJECTIVOS DO PROGRAMA
  • Aumentar a recolha de informação, de modo a contribuir para uma melhor gestão das zonas balneares;
  • Estimular o contacto dos jovens com a natureza e melhorar o conhecimento da realidade onde se inserem;
  • Promover, de modo saudável, a ocupação dos tempos livres dos jovens com actividades de interesse colectivo;
  • Contribuir para a formação de cidadãos participativos;
  • Sensibilizar o utilizador para a necessidade da preservação das zonas balneares e envolventes.
Entidades Envolvidas

A ABAAE é a entidade responsável pela coordenação do PNVBA, ou seja, define a metodologia de execução do Programa, selecciona e forma os Coordenadores Regionais, define materiais/equipamento inerentes ao desenvolvimento do programa, faz a articulação entre as entidades envolvidas e trata/apresenta os resultados finais. 

O PNVBA desenvolve-se por fases:

Fase 1 – Preparação do PNVBA

A preparação do PNVBA envolve um conjunto de ações: contactos com os coordenadores regionais; contactos com os promotores do PBA; organização da documentação e da plataforma; definição dos projetos e dos materiais.

Esta fase prolonga-se até ao final do mês de Junho.

Fase 2 – Formação de Coordenadores Regionais

Na sessão de formação com os Coordenadores Regionais são apresentadas as metodologias do PNVBA e as novidades do ano. Neste encontro, os coordenadores partilham experiências e esclarecem questões.

A ação de formação decorre durante o mês de Junho.

Fase 3 – Formação de jovens vigilantes

Os coordenadores regionais dão formação aos jovens vigilantes, sobre os objetivos do PNVBA, as suas funções, as atividades a desenvolver, os direitos e os deveres. 

Os voluntários podem fazer parte de programas de ocupação de tempos livres do município, de grupos de Escuteiros, de associações ligadas à praia ou outras entidades cujo funcionamento se enquadre no PNVBA.

Fase 4 – Implementação do PNVBA

É a fase mais visível do PNVBA, durante a qual os jovens e os coordenadores regionais visitam as praias, preenchem as fichas de visita , reportam as ocorrências  e as boas práticas e desenvolvem atividades de educação ambiental.

Esta fase desenrola-se nos meses de Julho e Agosto.

Fase 5 – Conclusão do PNVBA

A partir do final de Agosto, com os dados dos relatórios quinzenais e do relatório final dos coordenadores regionais, o coordenador nacional desenvolve um relatório final, com as conclusões da época balnear.

Esta fase pode prolongar-se até ao mês de Novembro.


Vigilância Azul1

Dezembro 22, 2014

Vigilância Azul2

Dezembro 22, 2014

Vigilância Azul3

Dezembro 22, 2014

Vigilância Azul4

Dezembro 22, 2014

Relatórios